Aparelhos ortodônticos: tudo o que você precisa saber antes de usar

Neste blog, vamos te mostrar tudo o que você precisa saber sobre os aparelhos ortodônticos: tipos, funções, cuidados e benefícios.

Compartilhe este blogpost:

Ter um sorriso saudável e bonito vai muito além da estética, pois reflete os cuidados diários com a saúde bucal. Para alcançar esse sorriso, muitas pessoas recorrem ao tratamento com aparelhos ortodônticos. Trata-se de um processo que envolve várias etapas e varia de acordo com as necessidades de cada paciente.

Neste blog, a ABO JF te explica tudo o que você precisa saber sobre os aparelhos ortodônticos: desde os tipos até as suas funções, cuidados e benefícios.

 

clínica ABO JF

Para que servem os aparelhos ortodônticos?

Também conhecido como aparelho dentário, esse dispositivo é utilizado para corrigir ou prevenir problemas na arcada dentária. Sua principal função é movimentar os dentes e, através disso, corrigir a posição de cada um deles na estrutura bucal.

Por isso, ele é indicado para dentes tortos, desalinhados, com mordida aberta ou cruzada, além de problemas de crescimento dos maxilares ou na mordida.

Quando devo usar aparelho ortodôntico?

É comum que os pacientes procurem um ortodontista na ABO JF quando percebem que os dentes estão tortos, pois é o sinal mais claro de que um aparelho ortodôntico pode ser necessário. Porém, além desse sinal, existem outros indícios que merecem atenção:

  • Dor na mandíbula, cabeça ou pescoço: dentes que estão na posição errada exigem mais esforço na mastigação, podendo causar dores na mandíbula, cabeça ou pescoço.
  • Perda de dentes permanentes: quando um dente permanente é perdido e não substituído, o alinhamento da arcada dentária pode ser prejudicado, tornando o uso de aparelho necessário.
  • Respiração pela boca: se você está respirando pela boca, pode significar que a posição dos ossos da sua boca precisa ser corrigida através do aparelho.
  • Desconforto ao fechar a boca: dificuldades para fechar a boca podem estar relacionadas a problemas de mordida.

Se você notar algum desses sinais, consulte um ortodontista. Apenas um profissional especializado poderá indicar o tratamento correto, com o aparelho adequado e no tempo ideal.

Quais são os tipos de aparelho?

Existem vários tipos de aparelhos ortodônticos – fixos, móveis, alinhadores, estéticos… – e, como dito anteriormente, cada um deles é indicado para o tratamento específico de cada paciente. Conheça os principais tipos:

Aparelho fixo:

É o tipo mais comum de aparelho, composto por bráquetes colados ao dente, fios metálicos que ligam os bráquetes e, às vezes, elásticos ou outros acessórios. Pode ser metálico, estético, lingual ou autoligado, sendo usado para corrigir dentes tortos ou desajustados.

Aparelho móvel:

Trata-se de um aparelho removível, geralmente feito de acrílico ou plástico, com fios metálicos. Pode ser expansor ou de contenção, e uma de suas características de uso é a possibilidade de ser retirado para alimentação ou higiene. É o modelo utilizado para pequenas correções ou manutenção de alinhamento após o uso do aparelho fixo.

Alinhador transparente

Uma opção mais moderna e discreta, é composto por placas feitas sob medida para cada paciente, sendo projetado para fazer pequenas correções na mordida e alinhar dentes tortos.

Existe tempo de tratamento determinado?

Cada tratamento é único e sua duração depende de fatores como a gravidade do caso, a complexidade e o tipo de aparelho utilizado. Por isso, a demanda de tempo também não é exata.

No entanto, em média, o tratamento pode durar de 12 a 36 meses.

Quais são os cuidados após a instalação do aparelho?

Após a instalação de um aparelho ortodôntico, é essencial adotar alguns cuidados para garantir a eficácia do tratamento. Por isso, mantenha a higiene bucal em dia com produtos específicos para aparelhos dentários, além de evitar alimentos duros e pegajosos que podem danificar o aparelho ou causar desconforto.

Ademais, o paciente deve comparecer regularmente às consultas de manutenção na ABO JF para ajustes e novas orientações do ortodontista.

Quais são as vantagens de usar aparelho?

Usar aparelho ortodôntico oferece diversas vantagens. Ele corrige a mordida – geralmente melhorando a função e a aparência –, melhora o sorriso e a autoestima de uma pessoa, contribui para aprimorar a capacidade de mastigação, previne o desgaste dos dentes e dificulta o acúmulo de bactérias e a criação de doenças gengivais e cáries.

Faça seu tratamento na ABO!

Temos vagas para esse procedimento na ABO JF. Entre em contato, consulte a disponibilidade e agende uma consulta!