Extração de siso: tudo o que você precisa saber sobre o procedimento

Neste artigo, confira todas as informações sobre a cirurgia de extração de siso, quando ela é necessária e quais são os cuidados para um pós-operatório efetivo.

Compartilhe este blogpost:

A cirurgia de extração de siso é um procedimento dentário comum que muitos precisam enfrentar em algum momento da vida, quando os terceiros molares, os famosos sisos, começam a emergir.

Embora a ideia de uma cirurgia possa parecer intimidadora, a extração de sisos é um procedimento seguro e rotineiro. Por isso, não precisa ter medo!

No artigo a seguir, explicamos mais sobre o procedimento, quando ele é necessário e quais são os cuidados no pós-operatório. Continue lendo e confira!

clínica ABO JF

O que são os dentes sisos?

Os dentes sisos, também conhecidos como terceiros molares, são os últimos dentes a nascer na boca. Geralmente, eles nascem entre 17 e 25 anos. A maioria das pessoas tem quatro dentes sisos, um em cada canto da boca. Eles estão localizados na parte mais posterior de cada arcada dentária.

Por que os dentes sisos podem causar problemas?

Em muitas pessoas, não há espaço suficiente na mandíbula para acomodar esses dentes. Isso pode fazer com que eles fiquem presos ou cresçam em ângulos estranhos.

A localização também pode influenciar. Afinal, pode ser difícil escovar e usar fio dental nos dentes sisos, aumentando o risco de cáries e infecções.

Além disso, quando os dentes sisos não conseguem emergir completamente, podem pressionar os dentes adjacentes, causando dor ou outros problemas dentários.

Quando a extração de siso é necessária?

Em alguns casos, os dentistas recomendam a extração dos dentes sisos, especialmente se eles estiverem causando dor, infecções ou outros problemas de saúde bucal. O procedimento é indicado nos seguintes casos:

Impactação

Se o dente siso não consegue emergir completamente da gengiva, porque está preso contra outro dente ou a mandíbula, pode causar dor, inchaço e infecções.

Infecções ou inflamações

Uma inflamação ao redor dos dentes sisos pode causar dor e inchaço. Isso ocorre porque a área ao redor do dente siso é difícil de limpar, permitindo que bactérias se acumulem.

Danos aos dentes adjacentes

Os dentes sisos podem pressionar os dentes vizinhos, causando desalinhamento ou dano à estrutura do dente ao lado.

Doença periodontal

A presença de dentes sisos pode dificultar a manutenção da higiene bucal, levando ao acúmulo de placa bacteriana e ao desenvolvimento de doenças gengivais.

Cistos

Dentes sisos impactados podem, em alguns casos, causar o desenvolvimento de cistos. Esses problemas podem danificar o osso da mandíbula ou os dentes adjacentes.

Como é feita a cirurgia de extração de siso?

A cirurgia de extração de siso é um procedimento comum, que pode variar em complexidade dependendo da posição e do estado do dente. Antes do procedimento, o paciente passa por uma consulta inicial, na qual são feitas radiografias para avaliar a situação dos dentes sisos e planejar a cirurgia.

Já durante a extração, o paciente recebe anestesia local para garantir que não sinta dor. O cirurgião faz uma incisão na gengiva, caso o dente esteja impactado ou parcialmente erupcionado. Se necessário, remove-se parte do osso ao redor para expor completamente o dente.

Se o dente for grande ou estiver em uma posição difícil, ele pode ser dividido em partes menores para facilitar a remoção. Após a extração, a área é limpa para remover qualquer fragmento ósseo ou de dente. Então, a incisão é fechada com suturas. O paciente recebe uma gaze para controlar o sangramento e é orientado sobre os cuidados pós-operatórios.

Cuidados no pós-operatório

O pós-operatório é uma parte importante da recuperação, com instruções detalhadas sobre como cuidar da área afetada. A maioria das pessoas se recupera totalmente, entre alguns dias e uma semana, dependendo da complexidade da extração.

Vale dizer que o paciente deve seguir as orientações para garantir uma boa cicatrização e evitar complicações, como infecções.

Alguns desses cuidados incluem:

  • Evitar atividades físicas intensas nas primeiras 24 a 48 horas;
  • Aplicar gelo na parte externa da face, por 10 a 20 minutos de cada vez, durante as primeiras 24 horas;
  • Nos primeiros dias, consumir alimentos macios e frios. Evitar alimentos quentes, duros ou picantes que possam irritar o local da cirurgia;
  • Continuar escovando os dentes, mas evitar o local da extração nas primeiras 24 horas e não bochechar. Após esse período, higienizar a região usando fio dental e uma escova macia;
  • Seguir as instruções do dentista quanto ao uso de analgésicos e antibióticos prescritos para controlar a dor e prevenir infecções.

 

Agora que você entendeu tudo sobre a cirurgia de extração de siso, já sabe a importância de buscar um profissional ao suspeitar de problemas nessa área. E a ABO JF está preparada para atender você! Clique aqui e agende sua consulta.