Agende sua consulta

Área do Associado

Logo Branca - ABO

Implante dentário sem dor: é possível? Entenda todas as etapas do procedimento

Afinal, é possível fazer um implante dentário sem dor? Leia este artigo para entender tudo sobre o procedimento e descobrir a resposta para esta pergunta.

Compartilhe este blogpost:

Algum profissional já indicou para você a substituição de dentes? Se sim, com certeza você já se perguntou: é possível realizar o procedimento de implante dentário sem dor?

Para responder essa pergunta, é preciso entender o que é um implante dentário e quais são as etapas desse procedimento cirúrgico.

No artigo abaixo, você confere todas as informações sobre o assunto. Leia e descubra se o implante dentário é indicado para você.

 

O que é o implante dentário?

O implante dentário é uma solução permanente para a substituição de dentes perdidos ou danificados.

É um pequeno dispositivo de metal, geralmente feito de titânio, que é cirurgicamente inserido no osso maxilar ou mandibular. Ele funciona como uma raiz artificial para suportar dentes substitutos, como coroas, pontes ou próteses dentárias.

 

Quando o implante dentário é indicado?

O implante dentário é indicado a pacientes que sofrem de perda dentária, seja de um só dente, de alguns ou de todos os dentes da boca. O motivo da perda não importa para a realização do procedimento, mas pode variar entre acidentes, doenças ou infecções.

No entanto, é bom mencionar que essa cirurgia pode não ser sugerida em alguns casos. Pacientes com condições médicas graves, falta de estrutura óssea adequada ou problemas gengivais podem não estar aptos ao procedimento.

É importante conversar com um profissional e analisar o seu caso antes de tomar qualquer decisão.

 

Implante dentário: quais são as etapas do procedimento?

O procedimento de implante dentário envolve várias etapas que garantem a colocação segura e eficaz do implante. Abaixo, descubra quais são as etapas principais:

Diagnóstico

Em um primeiro momento, o profissional avalia o caso do paciente – incluindo sua estrutura óssea e histórico de saúde dental. Assim, será possível fazer um diagnóstico e entender a viabilidade do procedimento.

Colocação do pino

Caso a cirurgia seja indicada, é feito o procedimento de colocação do pino no osso. Apesar de essa parte ser curta (dura de 30 a 40 minutos), o paciente deve estar de 3 a 6 meses antes de continuar o processo. Esse período é chamado de osseointegração.

Confecção da prótese

Após o fim da etapa passada, o osso estará integrado ao pino. Agora, chegou a hora de confeccionar a prótese, que será usada como dente substituto. Com a ajuda do seu dentista, você escolherá a cor, o formato e o material da prótese.

Colocação da prótese

Nesta fase, o cirurgião dentista abre a região do implante para que o paciente recebe a prótese, ou seja, o dente artificial. Após o período de cicatrização, o procedimento de implante dentário está finalizado.

 

Implante dentário sem dor: é possível?

A resposta é: sim, é possível realizar o procedimento de implante dentário sem dor! Geralmente, essa cirurgia causa desconforto mínimo ou nenhum. Isso graças às técnicas modernas de anestesia e manejo da dor!

Outro detalhe é que o osso onde é realizado o furo tem poucas inervações. Ou seja, as chances de dor são ainda menores.

O período pós-operatório, no entanto, pode incomodar alguns pacientes. Por isso, muitos cirurgiões optam por receitar analgésicos ou antibióticos nessa fase. Além disso, há outras recomendações que minimizam esse desconforto, como: ficar de repouso, evitar cuspir ou bochechar e não realizar exercícios físicos.

No entanto, tenha atenção: caso esse período venha acompanhado de dor excessiva, sangramento e formigamento, fale com o seu médico! Isso pode significar problemas na cicatrização, que podem ser avaliados e corrigidos pelo profissional.

Agora que você sabe que é possível fazer um implante dentário sem dor, chegou a hora de agendar o seu! E aqui na ABO JF, realizamos avaliações gratuitas para checar a sua necessidade e viabilidade para o procedimento. Entre em contato conosco e marque um horário!